terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Percepções sobre Bacabal


Tenho andada intrigada, não distraída como diz a canção:
A administração pública que nossa cidade vem recebendo, será que é digna? Será que o gestor público nestes oito anos perdeu todos os princípios, dignidade e conceitos que, acredito, foram repassados por sua família? Ou estará rindo do povo, revirando a cidade e rindo de nós?
Fiquei relembrando dos tempos em que não havia Lei de Responsabilidade Fiscal (existe????) onde o gestor público podia tudo, inclusive deixar para a gestão seguinte uma dívida impagável. É o que está acontecendo agora, não somente aqui, mas em várias prefeituras por este Maranhão afora. Estou quase acreditando que os prefeitos estão de combinação!!! É uma notícia ruim atrás da outra. 
Trabalhadores sem salário, demissão de contratados, ruas estupidamente esburacadas em uma obra que não vai dar em nada para o povo apenas para o bolso da empreiteira. 
E por falar nesta obra fico observando e me perguntando, se esse sistema de esgotamento sanitário é tão moderno, porque o cano é tão fino? Por que precisa escavacar todas as ruas de uma vez? O ideal seria fazer em um bairro, testar, se desse certo expandiria para os outros, se não, consertaria primeiro os erros pra depois continuar o trabalho.
Mas dinheiro público nas mãos de quem tudo pode é vendaval, vai pra onde não deve e enriquece quem não precisa.
Outras perguntas: onde está o TCU (Tribunal de Contas da União) já que essa obra de esgotamento sanitário faz parte de programas do Governo Federal?
E o Ministério Público? Faz tanto barulho por que o pai leva o filho menor de 7 para escola de moto, dentre outras coisas, será que não anda pela cidade, não vê TV local para enxergar os absurdos que acontecem  na cidade?
Não falamos nesse momento no Poder Legislativo porque a mínima oposição, se existe, é conivente, pois "quem cala consente" diz o ditado popular). E a maioria bate palmas e balança a cabeça "sim senhor", são lagartixas para o Poder Executivo, mesmo vendo a situação calamitosa em que se encontra nosso município. 
Foto tirada da Internet
Assim como o povo, que cala, fica oprimido por medo de represália, elas existem e como existem!!! As veladas, as explícitas, são muitas as formas que o poder assume quando quer maltratam alguém.
É hora de, pelo menos expressar o que sentimos, não viemos para mudar o mundo, mas podemos deixá-lo um pouco melhor e se nosso instrumento é nossa voz, vamos usá-la? Que tal complementar esse texto com o que você acha sobre tudo que está acontecendo em nossa cidade e também apontar soluções de como melhorá-la?
Foto tirada da Internet