terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Mais uma vez enganados

Autorizada a abertura de 560 vagas em cursos de medicina
Das 560 vagas autorizadas pelo Ministério da Educação, 300 foram para três instituições da região Nordeste: Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com 160 vagas, distribuídas nos campi Imperatriz, 80, e Pinheiro, 80; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 80 para o campus Caruaru, e Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), 60 vagas no campus Santo Antonio de Jesus.
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20023

Mais uma vez Bacabal ficou de fora do sonho de ter um curso de Medicina acessível à população. Obrigada políticos (Senador que ama nossa cidade) por mais uma propaganda enganosa.



segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

NTE Bacabal-MA Educação Digital: Momentos de confraternização 2013

Obrigada Josanny por publicar um momento tão marcante em nossa atividade profissional, quando nos reunimos para fazer um balanço das ações que realizamos e as projetamos para o futuro.
Como afirma São Francisco de Assis: "Até aqui, nada fizemos, vamos continuar?"
Que possamos, na gestão de Edilene, e nas outras que virão, dar o melhor de nós para que o NTE continue produzindo bons trabalhos nas escolas de Bacabal.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Bacabal receberá o curso de Medicina

O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira, 3, o resultado da primeira chamada pública de pré-seleção de municípios para implantação de cursos de graduação em medicina por instituições particulares de educação superior. A iniciativa faz parte do esforço do governo federal, no âmbito do programa Mais Médicos, para ampliar o número de vagas de graduação. Devem ser criadas aproximadamente três mil vagas nos cursos.

Os 42 municípios pré-selecionados receberão visitas in loco de comissão de especialistas para verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes. O município não selecionado pode apresentar recurso fundamentado por parte do gestor municipal, no prazo de até cinco dias corridos a contar da data da publicação da portaria que traz a relação dos pré-selecionados.

Edital publicado em outubro último estabeleceu três etapas de caráter eliminatório para a pré-seleção dos municípios. A primeira previa a análise da relevância e da necessidade social da oferta de curso de medicina. Na segunda, foi analisada a estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes no município, com base em dados do Ministério da Saúde. A terceira consistiu na análise de projeto de melhoria da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde no município.

Para ser considerado habilitado, o município teve de firmar termo de adesão, com o compromisso de oferecer a estrutura de serviços, ações e programas de saúde necessários para a autorização de funcionamento do curso, a ser ofertado por instituição particular autorizada pelo Ministério da Educação.

O processo de inscrições foi realizado on-line, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). Mais de 200 prefeituras buscaram o acesso o sistema. Dessas, 154 finalizaram formalmente o processo e encaminharam a documentação à análise do MEC, que deferiu 42 propostas. Estão representados 13 estados das cinco regiões do país.

A Portaria nº 646/2013, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC, com a relação dos municípios pré-selecionados para implantação de cursos de medicina por instituições particulares, foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 3.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

FUGINDO DO ÓBVIO NA DECORAÇÃO DE NATAL

Amo decorar a nossa casa para o Natal! Compartilho com minha família estes momentos que são só nosso, desde a montagem do presépio, quando explico aos meus filhos a importância simbólica de cada objeto em nossa vida, até o momento de compartilhar a ceia.
Tenho fugido do óbvio em minha decoração de natal observando ideias em sites e nas redes sociais. 
Junto o que tenho em casa com as ideias que vejo e desde o ano passado repagino a árvore de natal.
Em 2012 usei galho seco, cola branca, algodão, um pote de barro que já fazia parte da minha decoração, ráfia, flores artificiais, pisca pisca e enfeites natalinos e olha só o resultado:






Para este ano, apostei na ideia da árvore suspensa, para isso usei ganchos, correntes (compramos duas coleiras para aproveitar os ganchos), bolas natalinas, fios de naylon, uma saia para árvore e pisca pisca utilizado em anos anteriores, um suporte para plantas,  uma base de ferro, argola para cortina (tb já tinha), uma estrela, galhos secos, dentre outros detalhes visto pelo olho do observador.
Meu marido ficou encarregado da furadeira e amarrações, não sou muito boa nisso, rs, rs. E os filhos ajudaram no que puderam, à maneira deles é claro.
A decoração ainda não está completa, ainda tem alguns detalhes para a área externa, nosso quarto, quarto dos filhos, etc, mas já dá para ver alguns resultados.
Vejam:















GOVERNO FEDERAL DIPONIBILIZARÁ RECURSOS PARA FORMAÇÃO DE CONTINUADA DE PROFESSORES

O Pacto Nacional Fortalecimento do Ensino Médio foi lançado nesta segunda-feira, 25, pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O programa prevê a participação de 495.697 professores e 7 milhões de estudantes, em mais de 20 mil escolas da rede pública estadual. A iniciativa deverá contar com a adesão dos 26 estados e o Distrito Federal, além da participação de 40 universidades.

Baseado no modelo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, lançado há mais de um ano, o Pacto pelo Ensino Médio visa promover a valorização do professor da rede pública estadual por meio da oferta de formação continuada. O programa dará uma bolsa de estudos no valor de R$ 200 para os professores do ensino médio, cadastrados no educacenso, que estejam ativos no exercício da docência, tenham frequência e desempenho registrados na formação desenvolvida com apoio das secretarias estaduais e universidades.

“Não há processo educativo sem a mediação do professor. Por isso, o eixo central deste programa é valorizar esses profissionais”, destacou o ministro da Educação. Segundo ele, as bolsas começarão a ser pagas em fevereiro do ano que vem. Mercadante disse ainda que o governo federal pretende, posteriormente, redefinir a formação inicial dos professores, modificando os cursos de licenciatura e pedagogia.

Os cursos de formação continuada serão realizados na própria escola, durante a jornada semanal de trabalho. Os professores utilizarão material pedagógico digital disponível nos tablets que foram distribuídos para as secretarias de educação pelo MEC.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Belezas Maranhenses: Santo Amaro

Localizada no lado oeste do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a cidade de Santo Amaro esconde, por culpa do Governo Estadual, lindas riquezas naturais ainda por ser explorada pelo eco turismo. 

Para chegar lá: de Bacabal segue a BR 316, em Caxuxa pega a BR 135, em Bacabeira a BR 402, segue direto, passa por Rosário, Morros até chegar no Povoado Sangue onde, por antecedência já se contratou os carros com tração (Toyotas popularmente conhecidas como pau de arara) para percorrer apenas 36 km em duas horas de muito sacolejo e sofrimento, por isso que fiz referência ao Governo que não tem pena do povo daquela região.
Na cidade de Santo Amaro existem várias pousadas mas ficamos hospedados na Casa Amarela do casal Eufrásio e Sheila, a mãe dela estava conosco nos fazendo assim nos sentirmos em casa!
Apesar de termos indo em um período onde as lagoas não estavam tão cheias, mesmo assim, pudemos curtir o que o povo carinhosamente chama de "paraíso escondido dos lençóis".
Confira as fotos:
Parada para o cafezinho em Morros.


Pegando o Pau de Arara no Povoado Sangue