quarta-feira, 27 de março de 2013

Páscoa, tempo de Ressurgir

Se fizermos a  pergunta a uma criança:
- O que a Páscoa significa?
Certamente o que vem à sua pequenina mente são ovos, coelhos, chocolates...
Não desmerecemos esses símbolos pois todos tem seu significado. 
Para o ovo, encontrei esta explicação em pesquisa na web: "em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.
Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.
Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a páscoa, foi adotado pelos cristãos, nos século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos.
A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma.
A versão mais aceita é a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar."
Então, tem-se uma longa história até chegar na era comercial como nossas crianças conhecem hoje.
O coelho representa fecundidade e para os cristão, a propagação da palavra viva de Jesus Cristo, mas que comercialmente se transformou num coelhinho felpudo e fofinho!!!
Depois dos apelos comerciais vêm os símbolos da Igreja que, se formos observar, nem as crianças conhecem nem os pais se preocupam em apresentam, se os conhecem!
O Cordeiro, o Círio Pascal, Pão e Vinho, Sino, Quaresma e Óleos Santos. 
Que tal, antes de darmos o ovo de chocalate, afinal já está comprado mesmo, conversamos sobre a representatividade simbólica de cada um destes objetos aos nossos filhos, assim como sua importância em nossa fé como verdadeiros cristãos?

FELIZ PÁSCOA!!!

terça-feira, 26 de março de 2013

Vamos para Tutóia

Viajaremos agora para Tutóia – MA, cidade de muitos encantos. Localizada na Microregião do Baixo Parnaíba, cercada pelo mar, rios, lagoas e mangues onde encontra-se um dos maiores viveiros do pássaro guará.

Existem duas versões para o nome da cidade segundo o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Tut%C3%B3ia, a primeira refere-se à guerra de Tróia e a segundo diz que Tutoia significa “Lençol de areia”, o que faz sentido porque lá se encontra o chamado “Pequenos Lençois Maranhenses, além do encantador Delta do Parnaíba, o único delta rm mar aberto das Américas.

Na cidade, ficamos hospedados em um hotel perto da Praia da Barra, mar tranquilo e com águas escuras devido aos manguezais que o cercam. Da praia pode se observar uma das muitas carcaças de navios que foram afundados durante a Segunda Guerra, de acordo com os moradores, a região é considerada um cemitério destes navios.

O passeio de barco começa pelo Porto de Tutoia em uma embrarcação típica da região chamada paco paco Atravessamos a baia para um gostoso passeio nos emaranhados de canais e igarapés que formam o Delta, visitamos praias desertas como a do Caju, dunas e passamos pela praia da Melanciera com parada para  o almoço na Ilha do Cajueiro, restaurante do Cacau.

De Bacabal a Tutoia são 500Km indo por Brejo, mas temos uma rota alternativa indo por Barreirinhas só que de lá até Tutoia é necessário ir em um carro com tração nas quatros rodas porque ainda não tem estradas asfaltadas ligando as duas cidades.

Quando fomos em janeiro de 2010 as estradas estavam sendo recuperadas.

E agora como estarão?????