sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Comunidades virtuais ou redes sociais?

Quando estabelecemos conceitos sobre algo, no nosso caso, "comunidades virtuais", esquecemos um pouco de direcionar nosso olhar ao passado, de onde surgiram? como chegaram ao mundo virtual? Dentre outras indagações.
O conceito de comunidade surge na Pré História quando alguns grupos humanos deixam de ser nômades e se juntam  aos outros para garantir sua sobrevivência estabelecendo assim laços culturais, afetivos, desenvolvimento da linguagem, da escrita, valores morais, regras e normas de convivência.
Ao longo da história estes laços comunitários se fortaleceram até chegar ao que chamamos hoje de civilização.
Temos vivenciado vários meios de interação ao longo do tempo: televisivo, radiofônico,  material impresso, jornais, livros, revistas e, com a popularização do computador na década de 8 vimos a difusão de novas formas de comunicação, agora utilizando o espaço virtual com a chegada da grande rede. 
Howard Rheingold cunhou o termo "comunidade virtual" em 1993 (http://pt.wikipedia.org/wiki/Howard_Rheingold). Que em sua definicão são grupos de pessoas de agregação cultural que se encontram sistematicamente no ciberespaço.
Na Unidade 1 do curso Redes de Aprendizagem também encontramos citações de teóricos sobre a evolução dos termos, passando "(“aldeia global”, (MCLUHAN, 1969); “sociedade da mente” (MARVIN MINSK, 1997); “sociedade da informação” (TOFFLER, 1980); “cérebro global” (HEYLIGHEN et al., 1999); “cibercultura” (LÉVY, 2000), entre tantas outras) que nos projetam diferentes perspectivas da realidade".
E, por fim, chegamos ao que popularmente chamamos de Redes Sociais, muito bem representadas pelo Facebook, Twitter, o extinto Orkut, dentre outros.
Sugiro a leitura destes dois artigos que fundamentam o texto: http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/8aEunice.pdf, http://pt.slideshare.net/gustavoclopes/redes-sociais-conceitos-histria-e-jornalismo.


 

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Inventando no feriado

Hoje, no feriado municipal dedicado à Santa Teresinha, aproveitei para por em prática uma ideia que vi com minha filha assistindo a um programa de televisão de decoração e principalmente onde se arrumava cômodos de uma casa.
É uma ideia bastante simples daquelas que a gente se pergunta: porque não pensei nisso antes!
Então vamos aos materiais:
  • Cola branca;
  • Tesoura;
  • Régua;
  • Trena;
  • Paninho ou flanela;
  • Papel de presente (o pulo do gato).
No lugar do tradicional papel de parede, cola-se o papel de presente e o resultado é surpreendente! Escolhi um cantinho do quarto da minha princesa Sarah para a colagem. Confira o resultado: