sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Atividade: 1.3: Diretrizes da escola frente ao uso das mídias sociais

ESTADO DO MARANHÃO
ATIVIDADE 3.1 - DIRETRIZES DA ESCOLA FRENTE AO USO DAS MÍDIAS SOCIAIS
ROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO
CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL - PROINFO INTEGRADO

CURSO DE REDES DE APRENDIZAGEM – 40 h

Turma: Turma Wirlanda
Unidade: 03 – Mídias Sociais e Escola – Caminhos para cidadania
Ferramenta (local): Portfólio
Tutor: Wirlanda Josino Jorge Belo da Fonseca Josino
Atividade: 1.3: Diretrizes da Escola frente ao uso das mídias sociais
Escola: Colégio Militar Tiradentes
Público Alvo: coordenadoras do laboratório de informática, alunos do 3º ano do Ensino Médio
Cursista: Luzenilde Marchão Costa
Contextualização do uso de Mídias Sociais na Escola
Erra quem pensa, escreve, descreve, fala que tecnologia é algo moderno, inédito ou que vivemos na era tecnológica. Como dizem historiadores, tudo que auxilia o homem em suas atividades é tecnologia, portanto, estamos evoluindo e aprimorando técnicas que nos auxiliam em nosso cotidiano.
No contexto escolar não poderia ser diferente, os artefatos chegam à escola, mimeógrafos, máquinas copiadoras, computadores, tablets, lousa digital e pressupõe-se que sejam todos utilizados para auxiliar nas tarefas pedagógicas do professor. Alguns são utilizados à exaustão, outros, por inúmeras razões estão sendo subutilizados.
Para tanto, elaboraremos esta proposta com o intuito de otimizarmos a utilização do laboratório de informática do Colégio Militar Tiradentes em Bacabal/MA promovendo a interação entre alunos, coordenadores do LIED e formadora do NTE utilizando a Rede Social denominada Facebook com criação de grupos para conversas síncronas, assíncronas, troca de mensagens, dúvidas e sugestões para o uso efetivo do LIED pela comunidade escolar.
Para que se compreenda a pretensão desta proposta faz-se necessário a definição do que seja mídia social: “definem-se mídias sociais como os espaços onde usuários interagem, como por exemplo, redes sociais (Facebook, Twitter, etc.), blogs, sites de compartilhamento multimídia (YouTube, Vimeo, etc)”. https://drive.google.com/file/d/0B8pr-ofG1h5IY1hqbGlpRTQwT2M/edit?pli=1
Neste sentido, as aprendizagens construídas vão além da sala de sala com a utilização de novas mídias para interação e comunicação entre os pares.
Justificativa para a criação de grupos utilizado a mídia social Facebook
Justifica-se esta proposta por partir do pressuposto de que os jovens estão conectados e digitalmente inseridos no mundo tecnológico tanto em seus afazeres diários quanto ao usarem o LIED da escola para pesquisas ou apenas navegação na WEB.
Com a criação de grupos na mídia social Facebook pretende-se estimular a intercomunicação entre todos os envolvidos no sentido de construção e reconstrução de aprendizagens colaborativas assim como estabelecer relações para que, tanto no espaço virtual como no físico os mesmos possar compartilhar ideias que influenciem em sua convivência no âmbito escolar e fora dele.
Algumas vantagens  vislumbradas para a escolha do Facebook ao desenvolver esta proposta: é uma plataforma colaborativa e de armazenamento virtual grátis; facilidade de compartilhamento de informações tais como datas ou eventos;  possibilidade de divulgar o que foi apreendido não somente para o grupo, mas para o mundo; facilita ao aluno rever conteúdo, participar de fóruns de discussão; economia de papel uma vez que a interatividade acontece em espaços virtuais. 
Diretrizes
Diante do exposto, elaboramos as seguintes diretrizes para utilização das mídias sociais, neste caso o Facebook para todos os envolvidos no processo educativo:
O aluno deverá seguir as orientações do coordenador do LIED e do formador do NTE quanto à utilização das mídias sociais para fins educativos;
observar a politica de privacidade e uso desta ferramenta permanecendo atualizado;
Alertar quanto ao uso seguro dos meios de comunicação social;
Estabelecer regras de netiqueta;
Desenvolver ações que culminem com a criação de um grupo no Facebook para interação entre  coordenador do LIED e do formador do NTE;
Aliar o conhecimento que os alunos já possuem do Facebook à aprendizagem colaborativa;
Desenvolver, junto aos alunos e coordenador do LIED uma política de uso do Facebook na escola;
Seguir a politica de privacidade com a criação do grupo para alunos do 3º ano do ensino médio que estão com a faixa etária acima de 13 anos idade permitida para ter acesso à plataforma;
Denunciar conteúdo ofensivo e abusivo caso alguém faça alguma postagem nesse sentido dentro do grupo;
Alertar e evitar situações de cyberbullying.
Caminhos a percorrer
Reunião com a gestão, coordenação pedagógica, coordenadores do LIED para apresentação e apreciação da proposta;
Reunião com alunos do 3º ano do Ensino Médio para convidá-los a participar da proposta;
Criação, na rede social Facebook, de uma página para o LIED da escola;
Criação de um grupo para interação entre coordenadores do LIED e formadora do NTE;
Criação de um grupo para interação entre coordenadores do LIED, formadora do NTE e alunos do  3º ano do Ensino Médio;
Postagem e compartilhamento de textos, fotos, vídeos nos grupos;
Documentários de atividades realizadas em sala de aula para divulgação nos grupos.
Considerações Finais
O leque que se abre diante das possibilidades de uso do Facebook em sala de aula ou no LIED da escola são muitos e as perspectivas também uma vez que a proposta está concebida prestes a ser colocada em prática.
Espera-se a aceitação da mesma e que seu desenvolvimento traga bons resultados na aprendizagem colaborativa entre os envolvidos.

REFERÊNCIAS
100 maneiras de usar o Facebook em sala de aula <http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/05/25/936671/100-maneiras-usar-facebook-em-sala-aula.html> Acesso em: 26/01/2015.
COSTA. Aline Diniz , SILVA Robson Oliveira da. Diretrizes da Escola frente ao uso das mídias sociais (versão 1) <https://drive.google.com/file/d/0B8pr-ofG1h5IY1hqbGlpRTQwT2M/edit?pli=1> Acesso em: 28/01/2015.
PHILLIPS. Linda Fogg, Baird Derek. Facebbok para Educadores <http://www.sead.ufscar.br/outros/Facebook%20para%20Educadores> Acesso em: 28/01/2015.