terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Percepções sobre Bacabal


Tenho andada intrigada, não distraída como diz a canção:
A administração pública que nossa cidade vem recebendo, será que é digna? Será que o gestor público nestes oito anos perdeu todos os princípios, dignidade e conceitos que, acredito, foram repassados por sua família? Ou estará rindo do povo, revirando a cidade e rindo de nós?
Fiquei relembrando dos tempos em que não havia Lei de Responsabilidade Fiscal (existe????) onde o gestor público podia tudo, inclusive deixar para a gestão seguinte uma dívida impagável. É o que está acontecendo agora, não somente aqui, mas em várias prefeituras por este Maranhão afora. Estou quase acreditando que os prefeitos estão de combinação!!! É uma notícia ruim atrás da outra. 
Trabalhadores sem salário, demissão de contratados, ruas estupidamente esburacadas em uma obra que não vai dar em nada para o povo apenas para o bolso da empreiteira. 
E por falar nesta obra fico observando e me perguntando, se esse sistema de esgotamento sanitário é tão moderno, porque o cano é tão fino? Por que precisa escavacar todas as ruas de uma vez? O ideal seria fazer em um bairro, testar, se desse certo expandiria para os outros, se não, consertaria primeiro os erros pra depois continuar o trabalho.
Mas dinheiro público nas mãos de quem tudo pode é vendaval, vai pra onde não deve e enriquece quem não precisa.
Outras perguntas: onde está o TCU (Tribunal de Contas da União) já que essa obra de esgotamento sanitário faz parte de programas do Governo Federal?
E o Ministério Público? Faz tanto barulho por que o pai leva o filho menor de 7 para escola de moto, dentre outras coisas, será que não anda pela cidade, não vê TV local para enxergar os absurdos que acontecem  na cidade?
Não falamos nesse momento no Poder Legislativo porque a mínima oposição, se existe, é conivente, pois "quem cala consente" diz o ditado popular). E a maioria bate palmas e balança a cabeça "sim senhor", são lagartixas para o Poder Executivo, mesmo vendo a situação calamitosa em que se encontra nosso município. 
Foto tirada da Internet
Assim como o povo, que cala, fica oprimido por medo de represália, elas existem e como existem!!! As veladas, as explícitas, são muitas as formas que o poder assume quando quer maltratam alguém.
É hora de, pelo menos expressar o que sentimos, não viemos para mudar o mundo, mas podemos deixá-lo um pouco melhor e se nosso instrumento é nossa voz, vamos usá-la? Que tal complementar esse texto com o que você acha sobre tudo que está acontecendo em nossa cidade e também apontar soluções de como melhorá-la?
Foto tirada da Internet
 

 

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

50 TONS DE CINZA, A LEITURA

Relutei alguns meses em comprar o livro "50 Tons de Cinza" por acreditar que não iria gostar de lê-lo devido a tantas críticas que li e ouvi sobre o mesmo, criei em meu cérebro o famoso "pré-conceito" com relação a história contada no livro. 
Comprei, estou lendo e confesso que os conceitos pré estabelecidos em minha cabecinha caíram por terra! Não que o livro seja a oitava maravilha do mundo, já li melhores, mas por me fazer perceber outros viés que desconhecia, quem leu o livro sabe o que estou falando e quem não leu, corre que ainda dar tempo!
O livro, como muitos críticos já disseram, começou a partir de uma brincadeira da autora E.L. James, para homenagear  a saga Crepúsculo, um romance, como diz o próprio Christian Grey, bem meloso! 
É uma leitura interessante por que, diferente do que disseram, não é um livro pornô papai-e-mamãe, mas sim um parâmetro para percebermos o que tá bom em nossa relação entre quatro paredes e oque precisa ser acrescentado de picante a partir do livro,menos a parte do sentir dor, que definitivamente não é a nossa praia!
Quem já leu Júlia, Daniele Steel e outros, compara com 50 Tons, percebe que nos outros a questão da sexualidade é tratada com sutileza e essa senhora escancara em todos os "tons", isso é bom por que estamos sempre rodeados de falsos moralistas, "não pode dizer isso", "não pode fazer aquilo" e assim vamos aprendendo sempre a não fazer nada, pensar muito!
Interessante em toda essa história, e acredito que baseado no que a autora acredita, e muitas de nós também, mesmo com toda a tara de Christian Grey, ele é monogâmico, respeita a parceira, é fiel, terno e homem (no sentido de estarem presentes sempre, na cama e fora dela), na medida certa, assim como acreditamos que nossos maridos sejam.

 

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Montando a Árvore de Natal ecologicamente correta

Neste domingo nos reunimos em família para começar os preparativos para o grande dia do Renasascimento de Cristo em nossas vidas.
Enfeitamos a casa e começamos a produzir nossa própria árvore de natal. Pai e filho sairam em busca do galho, em casa, a mãe e os outros filhos prepararam cola branca, algodão e começaram a enrolar os galhos com esse material, ao final, decoramos com o que tínhamos de outros natais, além de começar a montagem do presépio. Durante a montagem da árvores cantamos e louvamos a Deus pelas bençãos que temos recebido sempre.
Um pouco da história:
Enfeitar árvores é um ritual antiqüíssimo, presente em praticamente todas as culturas e religiões pagãs, para celebrar a fertilidade da natureza. Os primeiros registros de sua adoção pelo cristianismo vêm do norte da Europa (terra dos pinheiros, a árvore de Natal clássica), no começo do século XVI - mas tudo indica que, a essa altura, já era uma tradição medieval. No antigo calendário cristão, o dia 24 de dezembro era dedicado a Adão e Eva, cuja história costumava ser reencenada nas igrejas. "O paraíso era representado plasticamente por uma árvore carregada de frutos, colocada no meio da cena teatral", afirma o teólogo Fernando Altermeyer, da PUC-SP.
As pessoas, então, passaram a montar essas alegorias em suas casas, com árvores cada vez mais decoradas: de velas (simbolizando a luz de Cristo), estrelas (alusão à estrela de Belém) e rosas (em homenagem à Virgem Maria) até hóstias (pedindo perdão pelos pecados). Nos séculos XVII e XVIII, o hábito se tornou tão popular entre os povos germânicos que eles mesmos o creditaram a seu maior líder religioso, Martinho Lutero (1483-1546), fundador do protestantismo. A árvore de Natal só se difundiu pelo resto do planeta a partir de 1841, quando o príncipe Albert (1819-1861) - esposo alemão da rainha Vitória - montou uma delas no palácio real britânico. Na época, o império vitoriano dominava mais de meio mundo e o costume logo se tornou universal.










segunda-feira, 20 de agosto de 2012

RALLY DOS SERTÕES EM BACABAL

Em tempos de política até Rally dos Sertões aporta por aqui. O Secretário de Turismo de nosso querido Estado fez  questão de utilizar a a mídia para anunciar sua conquista em trazer tal evento à nossa cidade.
Nada contra com o Rally, que aliás acompanho sempre pela TV e quando passou por aqui pela primeira vez fiz questão ir com minha família para prestigiar o evento.
Acontece que por trás dessa iniciativa do Governo do Estado, pois de qualquer forma tem que ter contra partida, ficam escondidos fatos que nos entristece e nos indigna, como são as praias da capital impróprias para banho, as cidades turísticas com a mínima infraestrutura ou sem condição para receber bem o turista, dentre outras mazelas que nos aflinge, que se citadas aqui, até as páginas ma web não caberiam.
Saudamos a todos que estão envolvidos nesse Rally, que sejam bem vindos à nossa cidade, quando forem embora falem de nossas belezas naturais e de nossa hospitalidade, mas que divulguem, por onde passarem, que o povo maranhense merece ser respeitado, viver com dignidade, ter saúde de qualidade e educação também, digo e repito, ao povo "pão e circo". 








quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Retornando ao trabalho

Sensiblidade à flor da pele, assim estou me sentindo nesse retorno ao trabalho e também deixando os filhos na escola. 
Foram trinta dias de curtição junto à minha família, tivemos alguns probleminhas, mas nada que excluisse o brilho dos bons momentos que passamos juntinhos o dia todo, experimentando novas receitas, fazendo pipoca todo dia, engordando um pouco mais, bricando, etc..., ficando largados em casa sem fazer nada, enfim, naquele ócio gostoso de ser mãe junto às suas crias, que de fato, são as mais lindas do mundo, lembram da fábula da coruja? Rs, Rs.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

UFA!!!! FÉRIAS

Nesse mês ficaremos de férias. Mais uma vez me preparando para fazer tudo que meus pimpolhos e o marido  solicitarem: bolos, bricadeiras, cineminha no quintal, curtir a casa, viajar... é permitido, mesmo sbendo que nos meses seguintes pagaremos a conta pois salário de brasileiro(prfoessor), reles mortais não dar pra muita coisa, afinal não somos políticos, mensaleiros ou "cachoeira". 

terça-feira, 19 de junho de 2012

mimos de decoração para fazer nas férias

Estou ansiosa pra ficar de férias  e em casa. Estou colhendo ideias para enfeitar a casa e cuidar do jardim. No endereço que segue encontrei arranjos fáceis de fazer ou adaptar com o que temos em casa que achei nesse endereço: Arranjos verdes para durar.
Tenho uma sala de jantar que é parecida, estava procurando uma ideia para pintá-la:

Mudando um pouco de assunto, amo festa junina!!! É o que mais caracteriza o povo nordestino em sua alegria! Sempre fazia em minha casa uma festança no dia de São João, que começou pequenina e agora faz parte do calendário junino do bairro em que moro, então, segue a ideia para decorar uma festa, vejam nesse link: Decoração para festa junina
Essa decoração tá fofa e fácil de fazer:
 
Depois é só reunir a família e os amigos ao lado da fogueira, soltar os fogos, comer pipoca, bolo de milho, paçoca, e VIVA SÃO JOÃO!!!!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Mimos de decoração

Sou aficcionada por decoração, bordados em ponto cruz e jardinagem!!! Pena que o tempo não permita que fique em casa arrumando cada cantinho! Mas sempre que posso cuido das minhas (nossas coisas), tento agradar os filhotes com mimos que os deixam felizes. Quando descobri esses porta escovas em uma farmácia aqui da cidade com carinha de bichos percebi que a escovação foi mais intensa, rs, rs.
Jardinagem é meu forte! Já tive fases de cultivar rosas, folhagens, etc. Agora estou esperando as férias para renovar alguns cantinhos, tenho tido várias ideias, depois de executá-las mostrarei o resultado por aqui.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

HOMENAGEM AO MEU AMOR


 
 
Na proximidade dos dia dos namorados não poderia deixar de homenagear uma pessoa que faz parte da minha vida e da minha história. Em todos esses anos que passamos e estamos juntos só tenho a agradecer pelos momentos felizes e tristes também, afinal é sempre um constante aprendizado a união entre um casal. A cada dia que passa amo-o  e o respeito pois és sempre excelente em tudo que faz.

sábado, 9 de junho de 2012

LENÇOIS MARANHENSES

Estivemos recentemente na cidade de Barreirinhas e muito nos decepcionou a estrutura da cidade. Nas vezes que a visitamos, fazíamos apenas os passeios nos lençóis e pelo rio preguiças e a noite, ficávamos pela orla do rio onde como sempre digo, "por fora babados e rendas...".

Desta vez fomos de ônibus até um local onde existe um restaurante flutuante e no trajeto pudemos "apreciar" o quanto aquela cidade é a cara da administração pública. Ruas esburacadas, sem nenhuma estrutura, tudo muito feio. Fica a dica aos moradores: tomem consciência do poder que seu voto tem e façam a diferença esse ano, assim o turista vai falar bem da cidade e sentir vontade de voltar aí.

Vale o registro dos lugares bonitos, e também elogiar mais uma vez a excursão organizada pelo casal Nilson e Tintinha que não deixa faltar nada às famílias que participam do passeio, confira:

ESCREVER TAMBÉM É PERIGOSO

Quem disse que se expressar por meios da escrita não é perigoso? Desde o tempos imemoriais, podemos citar e comprovar nossa tese com fatos históricos como as fogueiras da Idade Média onde se queimavam livros e pessoas que essa prática é altamente perigosa!!! Escrever bem incomoda! Escrever sobre o que para a época, são práticas inexplicadas pela ciência, incomoda mais ainda! E agora, escrever para denunciar, nem pensar!!! Estamos pexplexos diante de alguns fatos ocorridos recentemente em nosso Estado, estarrecidos, eu diria, sem acreditar que meras palavras podem ser usadas contra a vida de uma pessoa, contra seu direito de ir e vir, de livre expressão,  que nos foi tão lindamente garantido pela Constituição.