segunda-feira, 30 de abril de 2012

VAMOS PARA TUTÓIA?

Viajaremos agora para Tutóia – MA, cidade de muitos encantos. Localizada na Microregião do Baixo Parnaíba, cercada pelo mar, rios, lagoas e mangues onde encontra-se um dos maiores viveiros do pássaro guará.
Existem duas versões para o nome da cidade segundo o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Tut%C3%B3ia, a primeira refere-se à guerra de Tróia e a segundo diz que Tutoia significa “Lençol de areia”, o que faz sentido porque lá se encontra o chamado “Pequenos Lençois Maranhenses, além do encantador Delta do Parnaíba, o único delta rm mar aberto das Américas.
Na cidade, ficamos hospedados em um hotel perto da Praia da Barra, mar tranquilo e com águas escuras devido aos manguezais que o cercam. Da praia pode se observar uma das muitas carcaças de navios que foram afundados durante a Segunda Guerra, de acordo com os moradores, a região é considerada um cemitério destes navios.
O passeio de barco começa pelo Porto de Tutoia em uma embrarcação típica da região chamada paco paco Atravessamos a baia para um gostoso passeio nos emaranhados de canais e igarapés que formam o Delta, visitamos praias desertas como a do Caju, dunas e passamos pela praia da Melanciera com parada para  o almoço na Ilha do Cajueiro, restaurante do Cacau.
De Bacabal a Tutoia são 500Km indo por Brejo, mas temos uma rota alternativa indo por Barreirinhas só que de lá até Tutoia é necessário ir em um carro com tração nas quatros rodas porque ainda não tem estradas asfaltadas ligando as duas cidades.
Quando fomos em janeiro de 2010 as estradas estavam sendo recuperadas.
Confira as fotos:

 PICT0019PICT0029PICT0030PICT0031PICT0031PICT0032PICT0035PICT0036PICT0050PICT0057PICT0066PICT0071PICT0084PICT0098PICT0109PICT0081

Vamos para os Lençois Maranhenses?

Hoje vamos viajar até o Parque dos Lençois Maranhenses, lugar de beleza rara e indescritível, o único deserto do mundo onde podemos nos deliciar com gostosos banhos em lagoas de águas cristalinas e mornas.
A cidade de Entrada para os Lençois é Barreirinhas, localizada na região norte do Estado com uma popupação de 54.991 de acordo com o senso de 2010 realizado pelo IBGE.
Banhada pelo Rio Preguiças, tem, atualmente como principal função econômica a exploração do turismo.
Conhecer essa região de rara beleza é uma experiência única! Além do passeio pelos lençois, podemos nos deliciar conhecendo os encantadores canais do Rio Preguiças que nos leva a Praia do Caburé.
No percurso, conhecemos o Farol Mandacaru onde lá de cima podemos apreciar a linda paisagem em uma vista de 360°. A subida requer preparo físico e disposição porque são exatos 160 degraus e 35m de altura!
A parada na Ilha das Vassouras é um espetáculo a parte, lá podemos adquirir artesanato feitos de fibra de buriti, comer um delicioso camarão pitú e dar comida aos macacos que foram domesticados pelos donos do local.
Recomendamos, se você não for em seu carro, que participe das excursões do Nilson e Tintinha que já tem tudo organizado como passeios, hospedagens e alimentação.













ENTRE UMA VIAGEM E OUTRA, INDIGNAÇÃO


A minha história com Bacabal se confunde com a do CESB/UEMA, vim para estudar, aqui casei e formei família, portanto, sinto-me bacabalense de fato e direito agora, uma vez que nasci aqui.
Não me conformo com algumas situações que vejo acontecer nesta tão acolhedora cidade. Para citar as mais recentes, o incêndio de uma pessoa que deixou muitos indignados mas que ficou por isso mesmo. O descaso com a cidade, um governante não preserva o que o outro deixa, um exemplo clássico é a Praça de Santa Teresinha, tão linda! Mas abandonada! E os bairros? Ruas intrafegáveis, sem pavimentação, saneamento básico, só em sonhos.
Mas o que causa revolta e indignação é a saúde. Quanto tempo o Socorrão está vestido de tapume?Quando engravidamos, colocamos nas mãos de Deus o parto, pois o Hospital Veloso Costa não oferece segurança alguma.
E as mortes que vêm acontecendo frequentemente no Hospital Laura Vasconcelos? As imagens daquela menina morrendo nos braços da mãe ainda não saíram da minha cabeça e acredito que de muitos cidadãos bacabalenses que se indignaram com a mesma. Então de que podemos chamar o represetante da cidade (inclusive aqueles que nos representam na câmara) juntamente com seu secretário de saúde senão de assassinos? A palavra é forte? Reconheço. Mas não encontrei nenhum outro adjetivo que fizesse jus ao que foi presenciado por todos. E o que dizer do fechamento dos postos de saúde, salários atrasados, famílias sem ter o que comer? Carnaval vem aí e para “o povo pão e circo” (Xandy, Carla Perez, Patati, Patatá). É o que veremos? Temos ainda mais dois anos pela frente.

BREJO - MARANHÃO

Brejo é uma cidade acolhedora, tranquila, localizada no Leste Maranhense, terra dos índios Anapurus que foram extintos por constantes ataques de portugueses. Sua população é de 33.314 habitantes segundo o censo de 2010 feito pelo IBGE.
Próximo à cidade existe um balneário com um riacho de água cristalina, onde é parada obrigatória para um gostoso banho.
Os hotéis são simples, mas acolhedores. À noite as pessoas se reúnem em uma pizzaria que fica próxima a agência do Banco do Brasil.
Confira as fotos:





PRIMEIROS PASSOS


A leitura sempre foi um tema fascinante em minha vida tanto é que comecei a ler antes mesmo de escrever e foram nas leituras que encontrei as viagens pois autores como Machado de Assis, um dos primeiros que li, inspiram o leitor não somente a viajar mas interagir com ele, como se os personagens dialogassem conosco ao longo da narrativa, quem leu Dom Casmurro sabe bem disso.
Outros dois exemplos clássicos da literatura brasileira que nos leva a viagens inimagináveis são Jorge Amado e Monteiro Lobato, o primeiro me fez conhecer a Bahia como ninguém em Capitães de Areia o segundo, pelas Reinações de Narizinho, me encantava até no fundo do mar com suas histórias e lendas impressionantes, além dos livros que li, sou do tempo do Sítio do Picapau Amarelo exibido na TV em preto e branco.
Os três autores citados servirão de bússola e motivação para minhas aventuras de viagens que serão compartilhadas neste espaço, afinal são atemporais assim como os lugares por mim visitados.
Boa viagem!!!!